Thalia Bianchini
2 de abril. de 2025
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por dificuldades na comunicação e interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento (American Psychiatric Association, 2013). A Neuropsicopedagogia emerge como uma abordagem essencial para auxiliar no desenvolvimento das potencialidades de pessoas com TEA, combinando conhecimentos da neurociência, psicologia e pedagogia para promover a aprendizagem de forma adaptada às necessidades individuais.
A Neuropsicopedagogia baseia-se na compreensão das funções cognitivas e do impacto dos processos neurobiológicos na aprendizagem. Para indivíduos com TEA, essa abordagem permite identificar dificuldades específicas e desenvolver estratégias para maximizar suas habilidades (Barkley, 2014).
Identifica os pontos fortes e fracos no desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental, permitindo um planejamento de ensino individualizado (Fonseca, 2018).
Uso de estratégias como o ensino estruturado, reforço positivo e comunicação alternativa para facilitar o aprendizado (Oliveira & Souza, 2020).
A aprendizagem pode ser promovida através de experiências sensoriais e cognitivas adequadas, favorecendo a reestruturação das conexões neurais (Doidge, 2015).
A Neuropsicopedagogia desempenha um papel fundamental no apoio às necessidades educacionais de indivíduos com TEA. Ao compreender os processos de aprendizagem e personalizar as abordagens, essa ciência contribui significativamente para o desenvolvimento global do aluno, favorecendo sua inclusão e qualidade de vida.
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