Thalia Bianchini

2 de abril. de 2025

Como a Neuropsicopedagogia Atua no Transtorno do Espectro Autista

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por dificuldades na comunicação e interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento (American Psychiatric Association, 2013). A Neuropsicopedagogia emerge como uma abordagem essencial para auxiliar no desenvolvimento das potencialidades de pessoas com TEA, combinando conhecimentos da neurociência, psicologia e pedagogia para promover a aprendizagem de forma adaptada às necessidades individuais.

Princípios da Neuropsicopedagogia Aplicada ao TEA

A Neuropsicopedagogia baseia-se na compreensão das funções cognitivas e do impacto dos processos neurobiológicos na aprendizagem. Para indivíduos com TEA, essa abordagem permite identificar dificuldades específicas e desenvolver estratégias para maximizar suas habilidades (Barkley, 2014).

Avaliação Neuropsicopedagógica

Identifica os pontos fortes e fracos no desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental, permitindo um planejamento de ensino individualizado (Fonseca, 2018).

Intervenção Baseada em Evidências

Uso de estratégias como o ensino estruturado, reforço positivo e comunicação alternativa para facilitar o aprendizado (Oliveira & Souza, 2020).

Estímulo da Neuroplasticidade

A aprendizagem pode ser promovida através de experiências sensoriais e cognitivas adequadas, favorecendo a reestruturação das conexões neurais (Doidge, 2015).

Estratégias Neuropsicopedagógicas no Atendimento ao TEA

  • Uso de Recursos Visuais: Auxílio na organização do pensamento e compreensão de informações (Schreibman, 2005).
  • Ensino Estruturado: Adaptação de rotinas e espaços de aprendizagem para reduzir a ansiedade e promover a previsibilidade (Mesibov, Shea & Schopler, 2005).
  • Gamificação do Processo de Aprendizagem: Uso de jogos e atividades interativas para aumentar a motivação e engajamento.
  • Treino de Habilidades Sociais: Práticas mediadas por histórias sociais e modelagem de comportamento (Gray, 2010).

Benefícios da Neuropsicopedagogia para Indivíduos com TEA

  • Melhoria na Atenção e Concentração
  • Desenvolvimento da Autonomia e Independência
  • Maior Facilidade na Interação Social
  • Redução de Comportamentos Desafiadores

Considerações Finais

A Neuropsicopedagogia desempenha um papel fundamental no apoio às necessidades educacionais de indivíduos com TEA. Ao compreender os processos de aprendizagem e personalizar as abordagens, essa ciência contribui significativamente para o desenvolvimento global do aluno, favorecendo sua inclusão e qualidade de vida.

Referências

  • American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5).
  • Barkley, R. A. (2014). Executive Functions: What They Are, How They Work, and Why They Evolved.
  • Doidge, N. (2015). The Brain's Way of Healing.
  • Fonseca, V. (2018). Neuropsicopedagogia: Fundamentos e Aplicabilidades.
  • Gray, C. (2010). The New Social Story Book.
  • Mesibov, G., Shea, V., & Schopler, E. (2005). The TEACCH Approach to Autism Spectrum Disorders.
  • Oliveira, M. & Souza, C. (2020). Neuropsicopedagogia Aplicada ao TEA.
  • Schreibman, L. (2005). The Science and Fiction of Autism.