Thalia Bianchini
6 de mai. de 2023
A programação de reforço é um dos princípios fundamentais da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para o ensino de novos comportamentos. Segundo Cooper, Heron e Heward (2020), os esquemas de reforço determinam a relação entre respostas e consequências, influenciando a aquisição, manutenção e generalização dos comportamentos-alvo.
A definição do tipo de reforço utilizado impacta diretamente no sucesso da intervenção. Cooper et al. (2020) classificam os esquemas de reforço em dois principais tipos:
Cada resposta desejada é reforçada. Essa programação é eficaz na aquisição de novos comportamentos, pois estabelece rapidamente a relação entre resposta e consequência.
Nem todas as respostas são reforçadas. Esse tipo de reforço é crucial para a manutenção do comportamento ao longo do tempo e sua resistência à extinção.
Os esquemas de reforço intermitente podem ser divididos em quatro categorias principais (Cooper et al., 2020):
A escolha adequada do esquema de reforço depende do objetivo da intervenção. O reforço contínuo é ideal para a introdução de novos comportamentos, enquanto os esquemas intermitentes ajudam a consolidar e manter essas respostas ao longo do tempo. Ademais, Cooper et al. (2020) destacam que a transição gradual do reforço contínuo para o intermitente é essencial para evitar a dependência excessiva do reforçador.
A programação de reforço é um elemento essencial no ensino de novos comportamentos e deve ser planejada com base nos objetivos do aprendizado e nas necessidades do indivíduo. Uma aplicação eficiente pode facilitar significativamente a aquisição e manutenção dos comportamentos desejados.
Cooper, J. O., Heron, T. E., & Heward, W. L. (2020). Applied Behavior Analysis (3rd ed.). Pearson.
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