Thalia Bianchini

6 de mai. de 2023

A Neuropsicologia no Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A Neuropsicologia tem um papel fundamental na compreensão e intervenção no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse campo de estudo busca correlacionar funções cognitivas, emocionais e comportamentais com suas bases neurobiológicas, fornecendo subsídios para diagnóstico e intervenções personalizadas (Moraes et al., 2019).

Alterações Neuropsicológicas no TEA

Indivíduos com TEA apresentam diferenças significativas no funcionamento cerebral, especialmente em regiões associadas à comunicação, cognição social e funções executivas (American Psychiatric Association [APA], 2022). Essas alterações podem impactar habilidades como atenção, memória de trabalho, planejamento, inibição de respostas e regulação emocional.

Principais Áreas de Avaliação Neuropsicológica no TEA

A avaliação neuropsicológica no TEA deve abranger diversas funções cognitivas para compreender os pontos fortes e desafios de cada indivíduo. Segundo Bosa et al. (2021), os principais domínios avaliados incluem:

  • Funções Executivas: planejamento, flexibilidade cognitiva, controle inibitório e memória operacional.
  • Atenção e Processamento Sensorial: dificuldades na filtragem de estímulos e na manutenção da atenção.
  • Habilidades Sociais e Cognitivas: compreensão de emoções, teoria da mente e interação social.
  • Linguagem e Comunicação: déficits na pragmática da linguagem e dificuldades na compreensão e expressão verbal.

Intervenções Baseadas na Neuropsicologia para o TEA

A neuropsicologia fornece abordagens baseadas na reabilitação cognitiva e neuroplasticidade para auxiliar no desenvolvimento de habilidades no TEA. Estratégias como treino de funções executivas, ensino de habilidades sociais mediadas por tecnologia e uso de reforço positivo são recomendadas (Rutter et al., 2020).

Considerações Finais

A Neuropsicologia desempenha um papel essencial na avaliação e intervenção no TEA, possibilitando uma compreensão mais aprofundada das dificuldades e potencialidades dos indivíduos. Uma abordagem personalizada, baseada em dados neuropsicológicos, pode contribuir significativamente para a qualidade de vida e desenvolvimento dessas pessoas.

Referências

  • American Psychiatric Association. (2022). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5-TR). American Psychiatric Publishing.
  • Bosa, C. A., et al. (2021). Neuropsychological aspects of Autism Spectrum Disorder. Journal of Autism Research, 14(3), 234-250.
  • Moraes, M. R., et al. (2019). Neuropsychology and Autism Spectrum Disorder: Advances in understanding cognitive deficits and intervention strategies. Brazilian Journal of Neuropsychology, 7(2), 89-105.
  • Rutter, M., et al. (2020). Autism and Neuropsychology: From theory to practice. Cambridge University Press.