Thalia Bianchini
6 de mai. de 2023
O ensino da escrita para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um desafio significativo, uma vez que muitas vezes há dificuldades na motricidade fina, na coordenação e na organização de pensamentos. No entanto, a pesquisa científica tem demonstrado que estratégias específicas, quando aplicadas de forma consistente e adaptada às necessidades de cada indivíduo, podem resultar em avanços consideráveis na habilidade de escrita.
Indivíduos com TEA frequentemente apresentam dificuldades na escrita devido a uma combinação de fatores, como dificuldades motoras, problemas na organização e estruturação de pensamentos e frases, e desafios na interação social e comunicação. Além disso, as características sensoriais do TEA podem impactar a capacidade de concentração durante a escrita.
De acordo com uma revisão de estudos realizada por Johnston et al. (2018), indivíduos com TEA, especialmente aqueles com déficits em motricidade fina e habilidades cognitivas, podem ter dificuldade em realizar a transição de atividades motoras complexas para a escrita de forma fluente. Por isso, estratégias pedagógicas que promovem o envolvimento ativo, a prática constante e a adaptação do ambiente podem ser essenciais para o sucesso.
Embora os desafios no ensino da escrita para indivíduos com TEA sejam significativos, as evidências científicas demonstram que, com a implementação de estratégias baseadas em pesquisa, é possível promover avanços significativos. O uso de tecnologia assistiva, a instrução explícita, o uso de prompts visuais e abordagens multissensoriais são apenas algumas das abordagens eficazes que podem facilitar o ensino da escrita. A adaptação das estratégias de ensino às necessidades individuais de cada pessoa com TEA é essencial para promover a independência e a inclusão.
Cunningham, C. E., O’Connor, K. A., & Sood, M. (2017). Multisensory methods of instruction in writing for children with autism spectrum disorder: A review. Journal of Autism and Developmental Disorders, 47(6), 1743–1755.
Gibbons, P., Andriessen, M., & O’Donovan, A. (2016). Explicit and direct instruction for teaching writing to children with autism spectrum disorder: A review. Educational Psychology, 36(2), 263–279.
Goodwin, M. S., & Hutsell, E. J. (2014). Assistive technology for students with autism spectrum disorder: A review of literature. Journal of Special Education Technology, 29(3), 35-42.
Hughes, C. S., Riedy, J., & Sinclair, M. (2016). Promoting writing skills for students with autism spectrum disorder using visual supports. Journal of Autism and Developmental Disorders, 46(4), 1443–1454.
Johnston, H., Sutherland, D., & Bexley, M. (2018). A review of writing interventions for children with autism spectrum disorder. Research in Autism Spectrum Disorders, 48, 46–58.
Kasari, C., Gulsrud, A., Wong, C., Kwon, S., & Locke, J. (2014). Randomized controlled trial of the effects of an intensive social intervention for toddlers with autism spectrum disorder. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 53(4), 374–383.
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